Português Italian English Spanish

Agroturismo Venda Nova do Imigrante

O Agroturismo é uma modalidade de turismo praticada no meio rural, por agricultores familiares dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano. Os agricultores, mantendo suas atividades agropecuárias, oferecem serviços de qualidade, valorizando e respeitando o meio ambiente e a cultural local. Na maioria dos casos, o Agroturismo é associado à atividades de Agroecologia, Ecoturismo ou Educação ambiental.
O agroturismo ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades indiretamente ligadas à atividade agrícola e ao próprio turismo, como comércio de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem, lazer e recreação.
Com relação aos benefícios ambientais, pode-se mencionar o estímulo à conservação ambiental e à multiplicação de espécies de plantas e animais, entre outros, pelo aumento da demanda turística. Economicamente, pode-se mencionar como exemplo de vantagens associadas ao agroturismo, a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas do estabelecimento e a instalação de indústrias artesanais , por exemplo para a produção de alimentos regionais típicos. Além disso, desperta a atenção para o manejo, conservação e recuperação de áreas degradadas e da vegetação florestal e natural. (Fonte: Wikipédia)
Com vimos acima o turismo aliado ao meio rural, as propriedades que antes tinha como interesse maior produzir para consumo próprio, hoje vem nele um aliado que melhorou as condições de sua familia, sua vida e também consequentemente seu munipicio. Hoje, Venda Nova é um referencia neste seguimento de turismo no estado e ate mesmo no Brasil. Temos oportunidades de empregos não só no centro mais também no meio rural, não obrigando a população à procurar outros lugares em busca de emprego.
Outro fator mencionado no texto acima é a consevação do meio ambiente, que oferece vantagens aos produtores para atrair mais visitantes, pois quando o turista vem conhcer o Agroturimo em sua maioria, tem como interesse interagir com a natureza, porque sua cidade é um centro urbano, não tendo esse contato tão intimo.

 Voltar ao topo